Ator surdo de The Mandalorian ganha Oscar de melhor ator coadjuvante

Troy Kotsur, que fez um membro do povo da areia e inventou a linguagem de sinais da raça foi o primeiro ator surdo da história a vencer um Oscar.

O ator americano Troy Kotsur venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel de pai de família surdo no filme CODA – No Ritmo do Coração, remake do francês A Família Bélier (em francês: La Famille Bélier). Em Star Wars, Troy participou de The Mandalorian e O Livro de Boba Fett, onde além de interpretar um tusken raider, desenvolveu toda a linguagem de sinais utilizadas pela raça nas séries.

Troy Kotsur é realmente surdo e, portanto, o primeiro ator surdo na história a vencer um Oscar. No passado ele falou sobre seu trabalho em Star Wars:

“Oito anos de idade! Sou fã desde aquela idade. Lembre-se que no ano de 1977, a tecnologia era limitada e a acessibilidade para surdos era limitada, mas aquele filme de Star Wars me surpreendeu. Mudou minha vida. Por quê? Era de ‘molhar os olhos’ – tão visual para mim. Nos primeiros 5 minutos, lembra-se da abertura desse filme? As naves espaciais atirando, os robôs, o C-3P0 embaralhado, e tudo isso impressionou meus olhos. Assisti 28 vezes. Assisti ao filme Star Wars: Uma Nova Esperança 28 vezes.”

Ele falou também sobre seu trabalho nas séries da saga:

“Eu pesquisei sobre a cultura e o ambiente dos Tusken Raiders. Eu pesquisei no deserto chamado ‘povo da areia’. Isso é o que Luke Skywalker os chama, ‘povo da areia’. De qualquer forma, meu objetivo era evitar a linguagem de sinais americana. Eu me certifiquei de que se tornasse a Língua de Sinais Tusken com base em sua cultura e ambiente.”

 

Fonte: Star Wars News Net

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.