O sabre de luz duplo é um dos tipos de sabre de luz mais – se não o mais – badass e incrível do universo Star Wars, com um design incrível e único, mas você conhece o modo de como ele surgiu na saga? Dissecaremos sobre sua origem no universo e continuação Legends de Star Wars.
O sabre de luz duplo e seu design genial foi apresentado a maioria de nós, fãs, durante os eventos do Episódio I: A Ameaça Fantasma, quando o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi enfrentam o aprendiz Sith Darth Maul durante A Invasão de Naboo. Na epóca, a maioria dos fãs – que acompanhavam somente os filmes – ficaram bem surpresos com o novo design de duas lâminas juntas, e os fãs que acompanhavam o Universo Expandido – Livros, HQs, jogos, séries e outras mídias além dos filmes – ficaram surpresos por um elemento apresentado no Universo Expandido ter aparecido na mídia mais popular: os filmes.
O sabre de luz duplo fora introduzido no ano de 1993, durante a série de HQs Tales of the Jedi – Contos dos Jedi, aqui no Brasil -, edição 3: O Julgamento de Ulic Qel-Droma. Nesta série, presenciamos a Grande Guerra Sith, que ocorreu 4.000 anos antes dos eventos do Episódio IV: Uma Nova Esperança. Exar Kun – um Jedi Negro, ou renegado, que se tornou um Lorde Sith – foi o criador desse modelo de sabre de luz. Seu aprendiz, o também Jedi renegado, Ulic Qel-Droma, estava sendo julgado no Senado em Coruscant – por seus crimes de guerra -, quando Exar e seu Império invadem o Senado, libertando Ulic e matando o atual Chanceler da época.
Após os Jedi chegarem no Senado, Exar têm a chance de testar sua mais nova invenção – o sabre de luz duplo – contra seu ex-Mestre Jedi: Vodo-Siosk Baas.
Após uma luta equilibrada – com Exar lutando com seu sabre de luz duplo, enquanto Vodo-Siosk lutava com seu cajado -, ele acaba conseguindo matar seu ex-Mestre, fazendo a primeira vítima de sua mais nova invenção.
Depois do atentado ao Senado acabar, Exar, seu exército de Guerreiros Massassi – guerreiros da raça dos Sith Puro-Sangue – e seu aprendiz Ulic Qel-Droma fogem.
Algum tempo depois, Exar acabou sendo aprisionado espiritualmente pela Ordem Jedi na lua florestal de Yavin IV – mesma lua usada pela Rebelião na época da Guerra Civil Galáctica, 4.000 anos depois -, perdendo a guerra e sendo derrotado, mas sua invenção foi atribuída aos designs de sabres de luz.
Apesar de ser um modelo de sabre de luz de origem Sith, ele foi também atribuído aos designs usados pelos Jedi.
Durante a época da Era da Ascenção do Império – período em que os Sith estavam supostamente extintos, mas ativos em segredo sob a Regra de Dois de Darth Bane -, diversos Jedi treinaram e usaram como arma primária o sabre de luz duplo, como o Mestre Jedi Gelleric.
Na epóca das Guerras Clônicas, um Jedi que destacava-se por seus sabres de luz era o General Pong Krell, da raça Besalisk – mesma raça do amigo de Obi-Wan, Dexter, presente nos eventos de O Ataque dos Clones -, que utilizava dois sabres de luz duplos; porém, acabou se tornando um Jedi Negro durante A Crise de Umbara, mostrada na série The Clone Wars.
E aí? Fazia ideia de que o sabre de luz duplo existia antes do lançamento de A Ameaça Fantasma? Deixe nos comentários!