Entrevista com Tim Rose: marionetes, Almirante Ackbar e mais!

Você pode não conhecer Tim Rose de rosto mas com certeza conhece seu trabalho. Até quem não é fã de Star Wars conhece um pouco dos lendários personagens que Tim trouxe a vida durante sua carreira. De “Howard, o Super-herói“, Tik Tok de “O Mundo Fantástico de Oz” ou o inacreditável tigre de “Ferocidade Máxima“, Tim era o mestre por trás dessas marionetes. Os fãs de Star Wars o conhecem melhor como o sério Almirante Ackabar ou o bobo da corte Salacious B Crumb. O site Star Wars Junk bateu um papo com Tim sobre o seu retorno a galáxia de Star Wars e sua longa carreira como mestre de marionetes.

 

Star Wars Junk: Obrigado, senhor Rose por tirar esse tempo e falar com a gente. Nós soubemos por você que o Almirante Ackbar iria retornar a Star Wars. Como você foi contatado pra esse retorno?

Tim Rose: Eu estava numa convenção na Austrália quando recebi um e-mail muito engraçado de alguém que eu conhecia. Mas eles não podiam me dizer nada antes que eu baixasse e assinasse o arquivo em anexo. Como você pode adivinhar era o Acordo de Divulgação da Disney. Eu soube na hora que era Star Wars!

Star Wars Junk: Sabemos que com esse acordo com a Disney você não pode falar muito sobre seu papel em “O Despertar da Força” ou sobre os próximos filmes. Mas vamos supor: SE você fosse questionado sobre retornar a Star Wars estaria disposto a voltar?

Tim Rose: Eu amo a saga de Star Wars e continuarei a fazer parte enquanto meus velhos ossos permitirem.

Star Wars Junk: Como você pensa que Ackbar mudou entre os eventos de “O Retorno de Jedi” até os eventos de “O Despertar da Força”?

Tim Rose: Danadinhos, danadinhos! Vocês sabem que não posso nem começar a responder essa pergunta, mas bela tentativa!

Star Wars Junk: Não pode nos culpar por tentarmos. O quanto de você é transmitido em uma marionete que você controlou? Tais como Tik-Tok de O Mundo Fantástico de Oz, Ackbar ou até Howard, O Pato?

Tim Rose: Fico sempre surpreso quando os produtores acham que só porque é uma marionete, qualquer um pode trabalhar com isso e vai ser a mesma coisa. Todos que trabalham com marionetes colocam um pouco de si nos personagens.

Star Wars Junk: Você teve alguma participação na criação da aparência de Ackbar ou Salacious B Crumb?

Phil Trippets e Ackbar

Tim Rose: Sim! Eu estive bem envolvido com ambos os personagens desde cedo na oficina de Phil Trippets na Industrial Light and Magic.

Star Wars Junk: Qual foi a diferença entre trabalhar com a Disney (e J. J. Abrams) e trabalhar com Lucas e seu time?

Tim Rose: Tenho certeza que qualquer coisa que eu responda  dessa pergunta está sob o Acordo de Não-Divulgação da Disney, me desculpe.

Star Wars Junk: Sem problemas, é compreensível. Sobre todo o seu trabalho com marionetes, existe um que você esteja mais orgulhoso de fazer?

Howard o Pato

Tim Rose: Tenho mais orgulho de Howard o Pato. Ele tinha vários defeitos, maioria deles eu estava proibido de mudar. Ele era um animatrônico atuando como personagem principal em uma época que isso não acontecia. Foi bem antes das Tartarugas Ninjas, eu me lembro. Estou muito orgulhoso de o quanto de “vida” nós demos pra ele.

Star Wars Junk: O que te fez entrar no mundo das marionetes?

Famoso show de marionete Punch and Judy show

Tim Rose: Eu tentei fazer um teatro de bonecos de Punch e Judy e pedi a Herrick Marionettes a me ajudar a fazer uma marionete. Eu me apaixonei por eles e seu trabalho.

Star Wars Junk: Você tinha ideia lá em 1983 que a frase de Ackbar “É uma armadilha!” ia se tornar tão famosa e citada de Star Wars?

Tim Rose: Essa era apenas uma linha entre páginas de diálogos que eu tinha que memorizar. Estou muito grato que os fãs gostaram muito dessa e não de “Não podemos resistir a um poder de fogo dessa magnitude!”, que demoraria muito pra escrever numa foto.

Star Wars Junk: Você também fez Salacious Crumb em “O Retorno de Jedi”. Tem muita diferença entre trabalhar com uma marionete tão pequena como Crumb e uma grande como Ackbar?

Tim Rose e Salacious Crumb

Tim Rose: Salacious era muito mais confortável de trabalhar pois eu podia ver e respirar enquanto personificava ele. Como uma marionete de mão, eu podia andar por aí com ele e brincar com as pessoas entre as gravações.

Star Wars Junk: Uma última pergunta, mas acho que não vamos ter muito uma resposta. Ackbar ainda é um Almirante?

Tim Rose: Ackbar iniciou como um escravo no palácio de Jabba e apenas depois de escapar ele trabalhou bastante até chegar ao grau de Almirante na resistência. Um Calamari com desse tanto de determinação? Quem sabe até onde ele pode ir!