Experimente jogar o Galactic Starfighter!
Na semana passada a EA liberou para os “free players” a nova expansão para o Star Wars The Old Republic, o mmorpg de Star Wars, chamada “Galactic Starfighter”, permitindo que todos os jogadores possam experimentar a nova jogabilidade proposta para combates espaciais. As missões individuais de combate espacial que estavam disponíveis até então eram apontadas como um dos pontos fracos do mmorpg, principalmente por jogadores saudosos dos jogos da série X-Wing vs. Tie Fighter. Nelas, o jogador estava limitado a um mini-game com trajetória definida e a única opção de atirar nos inimigos e evitar obstáculos na tela. Com a chegada desta expansão, novos elementos foram adicionados: Os trilhos foram arrancados e a possibilidade de voar em caças espaciais, interagindo com outros jogadores, trouxe uma nova dimensão ao jogo.
A proposta é similar aos confrontos disputados em War Zones: Os jogadores de ambas as facções entram numa fila para disputar as partidas e são convocados quando o número mínimo para montar os times é atingido. Os confrontos podem ter objetivos como conquistar o maior número de pontos de controle possível ou destruir o maior número de adversários. O sistema de pontos de controle é similar ao implementado pela série Battlefield, e já vinha sendo utilizado nas War Zones terrestres. Já as batalhas deathmatch (onde o objetivo é derrotar o maior número possível de adversários) era um conceito inédito até então, no SWTOR.
A visão de jogo é em terceira pessoa, ou seja, você visualiza a nave e seu entorno. Esse estilo tenta reduzir a aura de dificuldade dos simuladores de voo, mas alguns conceitos estão lá, como a administração de recursos da nave, o uso dos escudos e a informação tática no HUD. Assim, embora complexo, o novo modo de jogo não assusta novos jogadores e surpreende os mais calejados.
Repare nas informações do HUD, os escudos e a administração de energia no canto inferior esquerdo. No centro da tela, as habilidades especiais e os disparos primário e secundário.
Seguindo a tendência do mmorpg, as habilidades especiais estão presentes, só que simplificadas. Cada jogador tem até 4 habilidades especiais além do tiro normal (lasers) ou o tiro secundário (mísseis ou feixes). Essas habilidades são simples e servem para aumentar a taxa de recarda dos lasers ou escudos, fazer uma manobra evasiva ou dar pequenas vantagens para o piloto ou seu esquadrão. Essa última, depende de um elemento trazido do modo de jogo normal, o copiloto: O bom e velho companion, que faz parte da sua tripulação. Cada copiloto tem habilidades únicas que podem dar bônus para o dano, aumentar o poder dos escudos ou dar pequenos bônus para todos os aliados próximos, por exemplo. Mas os jogadores de primeira viagem que resolveram experimentar e ainda não obtiveram sua tripulação contarão com alguns copilotos disponibilizados exclusivamente para esse fim. Assim, todos entram em pé de igualdade, fazendo com que a habilidade individual seja mais importante que o tempo de jogo. Ao menos, no início.
Escolha seu copiloto e entre na batalha!
Mas os jogadores dedicados terão, sim, recompensas. Além da experiência ganha ser atrativa para personagens de nível baixo (você chega facilmente ao nível 5 só jogando confrontos espaciais), cada confronto bonifica o personagem com dois tipos de pontos: Ship Requisition e Fleet Requisition. Os primeiros são ganhos para o tipo de nave usada no confronto e permite a compra de melhorias, como novos lasers ou aumentar a taxa de recarga dos escudos. O segundo serve para comprar novos modelos de naves, aumentando ainda mais as possibilidades de jogo. Embora essas habilidades tragam vantagens nos confrontos para os jogadores mais assíduos, elas não são tão significativas para frustrar os iniciantes, que logo acumularão seus próprios pontos e poderão melhorar suas habilidades.
Escolha como gastar seus Ship Requisitions!
Ainda sobre os tipos de naves, os free-players começam com dois modelos básicos: Caças e Batedores. Os primeiros possuem grande poder de fogo e bons escudos, características importantes para manter a superioridade aérea. Já os batedores possuem mais velocidade e manobrabilidade, sendo ágeis para mudar a estratégia ou dar cobertura para outras naves da esquadra. Os subscribers (jogadores que pagam mensalidade ou compram créditos no jogo) contam com um terceiro tipo, os bombardeiros que, embora lentos, possuem um grande alcance e armas com alta capacidade de dano, mortais a longa distância. Cada facção possui modelos específicos de cada um desses tipos, com pequenas variações entre as habilidades, mas com os mesmos papéis num combate.
Caça Batedor Sith.
Galactic Starfighter não é o sucessor para os simuladores da série X-Wing, mas ainda assim é uma opção para os fãs da saga e que estavam esperando por uma opção de batalha espacial. Entretanto, continua sendo um jogo dentro do mmorpg, então as partidas precisam ser acessadas pelo próprio jogo. Ainda é preciso, portanto, criar um personagem e esperar dentro do jogo pelo início da partida. Mas voar no espaço com a ambientação de Star Wars (mesmo sem as naves ícones) ainda é uma experiência prazerosa e divertida. Se você já é um free player do SWTOR, experimente essa nova expansão e compartilhe com a gente as suas impressões. Se você estava esperando por um multiplayer de SW no espaço, surpreenda-se com o Galactic Starfighter!
Vitória!