Ezra é enviado para resgatar Kallus, pois os rebeldes acreditam que sua identidade como Fulcrum foi comprometida.
Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.
Clique aqui para os episódios anteriores.
Nota do M’Y: 8.0 (0 até 10)
Trilha Sonora: Kallus Stays Behind (Link)
Curiosidades:
- Este episódio era para ser o 16º, com produção de número 316, mas foi exibido como 17º para que os dois episódios sobre o sabre-negro ficassem juntos. Nota: 17º na contagem do site oficial, visto que na nossa e de todos os sites de torrones é o 16º, já que a internet decidiu contar os dois Steps into Shadow, que abriram a temporada, como um só.
- No início do planejamento, o episódio todo seria em primeira pessoa, mas o tempo de produção seria muito mais longo que o normal e a ideia foi abandonada.
- O capacete de Ezra tem um Loth-cat estilizado.
- Tom Kane, que já foi Yularen em The Clone Wars, volta para repetir o personagem, que é um dos oficiais presentes na Estrela da Morte em A New Hope.
- Entre as coisas que estão na sala de Thrwan estão: o Santo Graal de Indiana Jones e a Última Cruzada, o kalikori de Hera, um sabre-de-luz antigo, uma flauta de pã, o um capacete clone igual ao do Comandante Green (que esteve em Kashyyyk com Yoda), o busto de um abednedo (raça que aparece em The Force Awakens), e um parte de estátuas de lagartos que lembram os ysalamiri do universo Legends.
O Episódio: O episódio começa em primeira pessoa, o que seria bastante interessante de ter, com um stormtrooper avisando o Agente Kallus de uma batalha. O Império pegou uma nave saindo de Lothal com um caçador de recompensas: Ezra Bridger disfarçado. AP-5 e Chopper estão juntos, dizendo que estavam a bordo da nave quando foi roubada. Kallus diz que interrogará o ladrão. Descobrimos que o Império estava monitorando a última transmissão de Kallus como Fulcrum e Ezra foi enviado para retirar Kallus de lá – uma missão de salvamento que o jovem Jedi não está muito empolgado em fazer.
Thrawn chega e o Tenente Yoda Lyste, o mesmo que se ferrou no episódio com Leia, resolve apresentar o “caçador de recompensas” como Rebelde e ele vai para a cela de prisão. AP-5 e Chopper avisam Kanan e Rex, que estão como stormtroopers chegando em uma nave imperial. Os códigos de liberação deles, porém, não servem para o Star Destroyer de Thrawn, colocando os dois dróides em uma quest alternativa. O Tenente e o Agente entram na sala e Thrawn está treinando contra dois dróides de batalha imperiais. Almirante Konstantine e Coronel Yularen estão na sala também para que eles descubram quem é Fulcrum. Yularem claramente não suspeita de seu pupilo, que convence o Tenente de que a Governadora Pryce é a espiã rebelde, invertendo sua identificação com o Tenente.
Yularen e Thrawn resolvem ir ver Ezra, que foi libertado por Kallus utilizando a identificação do Tenente Lyste. Ambos vão para a sala de Thrawn pegar os códigos de liberação e apagar Atollon da lista de planetas, substituindo ele por outro. Nesse momento Thrawn retorna, com os 3 rebeldes escondidos. Kallus liga os dróides de batalha, que rapidamente derrotam os dois stormtroopers. Eles seguram Thrawn por tempo o suficiente para Ezra sair e ser confundido com Lyste.
Rex e Kanan chegam para o resgate, mas Pryce chega para prendê-los. A luta de Pryce com dois stormtroopers faz com que Lyste imagine que ela é mesmo a traidora e a ataque. Nesse momento Yularen vê Lyste atacando Pryce. Tudo conspira para que Kallus prenda Lyste como espião e resolva ficar, enquanto os outros rebeldes fogem. O grande problema é que Thrawn e Yularen não caíram na história: tudo foi muito perfeito para eles. O capacete de Ezra é entregue e Thrawn identifica o desenho de um lothcat como sendo o de Sabine. Isso implica que o prisioneiro fugitivo é, provavelemnte, Ezra Bridger. É aí que Thrawn termina de montar o quebra cabeças: Kallus não mencionou Bridger pois Kallus é Fulcrum! Terminamos com Thrawn deixando claro que Fulcrum será muito mais útil para o Império do que Kallus jamais foi.
Opinião do Jair Yoda: É raro que tenhamos um episódio do ponto de vista de personagens fora da tripulação da Ghost, que aqui permanecem como secundários. Kallus está correndo um grande risco e parece que é um personagem que tem tudo para não chegar ao fim do programa – embora eu acredite que sobreviverá para estar na quarta temporada. Ainda é uma produção para o Disney XD, afinal. E uma ótima produção!
REBELS RECON #3.17