Darth Maul está em Tatooine atrás do velho Ben Kenobi. E Ezra Bridger vai atrás para avisar o protetor de Luke Skywalker.
Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.
Clique aqui para os episódios anteriores.
Nota do M’Y: 8.0 (0 até 10)
Trilha Sonora: It Ends Where It Began (Link)
Curiosidades:
- Kenobi nunca é chamado de Obi-Wan no episódio, mantendo a fala de que não é chamado de Obi-Wan desde antes do nascimento de Luke.
- O áudio da tia Beru falando “Luke” é retirado diretamente de A New Hope.
- Maul tenta atingir Obi-Wan no rosto com o hilt do sabre, assim como fez com Qui-Gon, mas Obi-Wan estava pronto e corta o vilão ao meio neste momento.
- Darth Maul originalmente morreria no último episódio da segunda temporada, antes de Vader lutar com Ahsoka.
- Para demonstrar uma árdua passagem do tempo, o modelo digital de Maul foi atualizado para que suas pernas metálicas estivessem danificadas.
- Nas versões iniciais da história, Kanan acompanharia Ezra ao invés de Chopper.
- Os pedaços de holocron não estiveram sempre presentes na história . Ezra e Kanan deveriam seguir pistas deixadas por Maul no planeta.
- havia inicialmente um personagem chamado Moota Engatoo, que chegou a ser feito inteiramente antes de ser cortado. Ele era um mercado em um posto remoto que contaria a Ezra informações de onde ir a seguir em sua busca por Maul.
- Para salvar tempo e recursos valiosos na animação, os tusken foram feitos de maneira a não ter roupas fluindo.
- Ezra e Luke tem a mesma idade (com diferença de alguns dias), então o Luke que você vê correndo é, na verdade, o modelo 3D de Ezra usado nesta terceira temporada.
- A faixa liberada da trilha sonora tem ecos da faixa “The Stakiller” da trilha de The Force Awakens.
O Episódio: O episódio começa com Maul com sua bengala perdido em Tatooine, gritando por Kenobi no meio do deserto. Ele pena para descobrir onde Kenobi está e resolve utilizar seu holocron para atrair o Jedi. Na Ghost, Ezra tenta dormir, mas escuta a voz da mensagem de Obi-Wan gravada no holocron Jedi que está guardado do quarto de Kanan Jarrus. A mensagem parece bastante com quando uma fita VHS ficava meio presa dentro do vídeo cassete. O holocron Jedi para de funcionar e então o holocron Sith começa, transmitindo a voz de Maul. O jovem aprendiz acha que Maul foi atrás do velho Mestre Jedi, enquanto os rebeldes não creem que Kenobi esteja vivo (baseados na fala de Bail Organa de que ele morreu) e achem que é uma armadilha de Maul.
Contra a vontade de Hera, que precisa de Ezra para o treinamento para o ataque em Lothal, ele vai para Tatooine em uma A-Wing de treinamento roubada – curiosamente, não há nenhuma explicação de como de repente eles sabem que o deserto com dois sóis é Tatooine, visto que devem haver milhares de planetas com dois sóis na galáxia. Talvez eu nunca tenha notado antes, mas Tatooine tem duas luas. É chegando no planeta que Ezra nota que Chopper foi junto. Na noite do planeta, Ezra usa dois pedaços de holocron, um Jedi e um Sith, para direcionar a nave. Pousando, Bridger sai e encontra um pedaço do holocron Sith, percebendo que foi uma armadilha: vários tusken atacam a A-Wing, que é destruída. E assim que consegue seu objetivo, Maul mata todos os tusken – aparentemente morrer por sabres-de-luz é um padrão tusken.
Quis o destino (ou a Força) que eles tivessem que cruzar o deserto e tanto a energia de Chopper quanto a de Ezra acabassem no meio da travessia. Para a sorte de Ezra, embora não exista coisa como sorte, o velho Ben Kenobi o salva, atraído pelo sofrimento de Ezra. Quando a voz do velho Ben sai, vemos o quão bom é Stephen Stanto, dublador que faz a voz de Tarkin e AP-5. Aqui, ele consegue fazer uma imitação de Sir Alec Guinnes praticamente perfeita! Curiosamente, eu estava vendo Lawrence da Arábia, com Alec Guiness ontem e parece simplesmente uma continuação da voz do velho ator.
Ben Kenobi reconhece Ezra e o explica que não foram os holocrons que trouxeram Ezra até lá, mas Maul, que usou a bondade do jovem aprendiz para achar Kenobi. Ben envia Ezra de volta para onde nunca deveria ter saído e se volta para o recém-chegado ex-Sith. Há primeiro uma batalha de diálogo, em que Maul finalmente percebe que Kenobi não está lá para se esconder, mas para proteger algo… ou alguém. Esse é o momento em que Kenobi tira o sabre-de-luz e faz aquela pose que vimos em Revenge of the Sith. A luta dura não mais que alguns segundos e o velho Jedi é vitorioso. Ficou meio difícil identificar o machucado que matou Maul, mas pelo golpe, aparentemente deve ter sido o peito.
Em seus últimos momentos, Maul pergunta se o que Obi-Wan protege é o escolhido, ao que o velho mestre responde que sim! Maul finalmente morre e Ezra chega na base rebelde em Atollon com a nave do Sith. O episódio termina com Obi-Wan indo checar a fazenda dos Lars e escuta a tia Beru chamando Luke e o menino correndo, ao som de Binary Sunset, também conhecida como o tema da Força.
Opinião do Jair Yoda: Este episódio não é o melhor da série ou da temporada e a pequena luta pode frustrar os fãs (até frustrou vários que viram a batalha sem contexto quando ela vazou na sexta-feira à noite, algumas horas antes do episódio passar). Mas foi, de fato, bastante significativa. Os dois lutaram tantas vezes um com o outro que se conhecem e conhecem seus movimentos e Obi-Wan foi o melhor ao prever o que Maul faria. Vimos finalmente o fim de Maul, que se tornou um excelente personagem nesta série, apesar do erro que foi fazê-lo voltar. E este final, curiosamente, entrega a vingança que Maul tanto quis nas mãos de Luke – mudando para sempre a visão do final de Return of the Jedi. Um final bastante interessante. A participação de Ezra não compromete e até faz sentido para a história do jovem aprendiz de Jedi. Obi-Wan ainda deixa em aberto várias coisas com apenas uma resposta: seu “sim” significa que ele crê que o escolhido é Luke e não Anakin. Sabemos que George Lucas sempre disse que Anakin era o escolhido, então não seria a primeira vez que personagens da saga duvidam da profecia ou a interpretam de maneira errada (Nota: Pablo Hidalgo diz que é apenas a interpretação errada do velho Jedi). E aquele final, com aquele garoto correndo…
REBELS RECON #3.20
3 comentários
Também achei que o episódio poderia entregar mais. Me deparei com o minuto 13 em que pensei “ainda não aconteceu nada, que enrolação”. Estou muito curioso para saber que fim darão à Ezra e Kanan. Como aprendiz e um quase jedi seriam totalmente ignorados durante as passagens da trilogia original. Assim como Ashoka. Será que a Disney terá a mesma coragem que teve em Rogue One?
Será que todos vão morrer ?…..Acho que pelo menos Ezra sobrevive , seria legal se ele aparecesse no episódio viii.
Eu achei que Darth Maul sobreviveu a coisa pior, mas foi um bom episódio.