O anime de Star Wars estará de volta no próximo mês com sua terceira temporada. Star Wars: Visions é uma série antológica formada por vários curtas-metragens de animação. A primeira temporada, feita por estúdios japoneses, conta com momentos memoráveis nos seu 9 episódios. Vamos relembrar os melhores episódios do volume 1.
Veja também: Confira todos os prêmios de STAR WARS: ANDOR no Emmy 2025
Sendo antológico e off-canon, Visions conta com histórias que fogem da linha principal de histórias, abordando outras ideias e estilos. A maioria dos episódios sequer se passa na mesma linha de tempo, utilizando a ideia do Império com elementos japoneses numa espécie de universo alternativo.
The Duel (O Duelo)
Situado numa espécie de Império Feudal, um errante se depara com um ataque ao vilarejo que está. Conforme os moradores resistem ao ataque dos antigos stormtroopers, uma figura Sith aparece. O errante, chamado de Ronin, enfrenta a Lady Sombria dos Sith em uma batalha épica para salvar o vilarejo.
Esse episódio resgata os primórdios de Star Wars, buscando um paralelo tanto narrativo quanto estético com as obras de Akira Kurosawa, em especial Os Setes Samurais (1954). É um episódio cheio de estilo, impactante pelo seu traço forte e a presença do lado sombrio.
The Village Bride (A Noiva Aldeã)
Star Wars é sobre resistência a governos opressores e Visions entendeu o recado. Aqui, F é uma antiga padawan que se encontra num mundo remoto. O povo desse planeta tem uma conexão especial com a natureza, porém a ameaça de bandidos com droides separatistas reprogramados faz com que a filha do chefe do vilarejo se sacrifique.
Esse episódio tem um traço mais delicado e aborda uma bucólica utilização da força, abordando resistência, sacrifício e força feminina.
The Ninth Jedi (O Nono Jedi)
Esse provavelmente é meu episódio favorito. Aqui, os Jedi estão praticamente extintos. Uma figura misteriosa entitulada “margrave” convoca sete Jedi ao remoto planeta Hy Izlan, o qual é o governante. Sendo uma época sombria para os Jedi, o margrave revela que lhes agraciará com a arma de um Jedi: sabre de luz, feitos com os cristais disponíveis no planeta.
Longe dali, Lah Zhima, construtor de sabres, encarrega sua filha sensitiva de levar aos Jedi os sabres recém construídos. Ela é perseguida por caçadores dos Sith, mas consegue chegar ao seu destino e presentear os Jedi com seus sabres – apenas para receber uma notícia chocante.
O Nono Jedi mistura elementos Legends e Canôn, com muita criatividade no comportamento diferente dos cristais e abordando uma protagonista forte.
Lop and Ocho (Lop & Ocho)
Lop é uma garota furry órfã que viveu durante a Era Imperial como uma escrava, até conseguir fugir e ser adotada por Yasaburo. Com a instauração do Império no planeta Tao, Ocho, filha de Yasaburo, acaba se juntando ao Império enquanto Lop descobre sua sensitividade. Lop and Ocho é sobre como relações familiares podem se tornar complicadas durante conflitos políticos, mas também sobre resistência e lutar pelo que acredita.
T0-B1
O nome é um trocadilho com a sonoridade de “Obi-Wan”. T0-B1 é um robôzinho que vive em um planeta deserto anos após o Grande Expurgo Jedi. Ele foi criado pelo professor Mitaka que, posteriormente, foi seu Mestre Jedi que aprisionou sua alma em um robô para salva-lo do expurgo. O objetivo de Mitaka era estudar uma maneira de transformar planetas desérticos de volta a vida enquanto T0-B1 não consegue fugir de seus instintos da Força.
Visions mostra o quanto Star Wars é um universo rico e criativo, até onde as histórias podem fluir. Cada episódio demonstra uma visão única, ainda que explorando temáticas diferentes. Os demais episódios também valem muito a pena assistir, como Tatooine Rhapsody, The Twins, The Elder e Akakiri. Vale lembrar que cada episódio, também, tem seu próprio traço, não só por uma conveniência narrativa, mas também por serem de estúdios diferentes: TRIGGER (Gurren Lagann), Kamikaze Douga, Studio Colorido, Kinema Citrus, Production IG, Science SARU (Dandadan: First Encounter) e Geno Studio.
As duas temporadas de Star Wars: Visions estão disponíveis no Disney+