Chicote de Luz, Sabre “Guarda-Chuva” e mais: Os Sabres de Luz mais únicos da franquia Star Wars

(Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Uma arma elegante para tempos mais civilizados (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Uma arma elegante para tempos mais civilizados, como definido pelo velho Ben Kenobi em “Uma Nova Esperança” (1977), os Sabres de Luz são conhecidos na galáxia de “Star Wars” e na Cultura Pop como o símbolo dos Jedi, construídos por aquele que está prestes a começar sua jornada como Padawan. Desde os designs mais básicos, cada um reflete a personalidade e a cultura de cada indivíduo, variando materiais e cores diversas.

Apesar de toda a mística envolvendo a arma, tanto no Legends quanto no cânone atual da franquia, os Sabres de Luz foram inventados e reinventados, indo além do básico e trazendo designs criativos e até mesmo incomuns. Confira alguns deles a seguir:

  • Sabre Duplo (Darth Maul)
Darth Maul | StarWars.com

Darth Maul revela seu Sabre Duplo (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Pode parecer comum hoje em dia, mas o Sabre Duplo empunhado por Darth Maul foi o primeiro do tipo visto pelos fãs no audiovisual da franquia, fazendo sua estreia no filme “A Ameaça Fantasma” (1999). A arma rendeu uma das melhores lutas da saga e combinou perfeitamente com o estilo de luta mais agressivo de Maul.

Mais tarde, esse design se tornou comum, sendo utilizado por personagens como Savage Opress, Bastila Shan, Pong Krell – que na falta de um, utilizava dois – e até mesmo pelos guardas do Templo Jedi. Mesmo assim, quando pensamos no Sabre Duplo, Maul é o primeiro personagem que nos vem à mente.

  • Sabre Guarda Cruzada (Kylo Ren)
Kylo Ren terá história em quadrinhos antes de Star Wars: A Ascensão Skywalker - Jovem Nerd

Sabre de Luz de Kylo Ren (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Se a segunda trilogia de “Star Wars” nos trouxe um sabre com duas lâminas, a ironia não foi pouca quando a terceira trilogia apresentou um sabre com três.

Aparecendo pela primeira vez em “O Despertar da Força” (2015), o Sabre Guarda Cruzada de Kylo Ren se tornou um ícone não só por seu design peculiar, mas também por apresentar um som diferente e uma lâmina instável. Apesar de ser parecido com designs antigos, o sabre de Ren ganhou essa aparência principalmente pelo fato de conter um cristal Kyber rachado, onde o ex-Jedi utilizou de aberturas nas laterais, como se fossem ventoinhas, para equilibrar o poder da arma.

Tal variação de Sabre de Luz já foi usada pelos Jedi no passado longínquo, como o empunhado pelo Mestre Stellan Gios na era da Alta República e pelo que foi encontrado pelo jovem Ezra Bridger durante uma missão no Templo Sith de Malachor.

  • Sabre-Blaster (Ezra Bridger)
Star Wars Theory: Ezra Bridger's Lightsaber Symbolized His Growth

Sabre de Luz de Ezra Bridger (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Se falamos de Ezra Bridger, é impossível não nos lembrarmos de sua criatividade, que com certeza foi utilizada quando o jovem criou seu primeiro Sabre de Luz.

Após se juntar à tripulação da Fantasma e se tornar Padawan de Kanan Jarrus, o jovem Ezra começou a missão de montar seu próprio Sabre. Talvez um dos modelos mais “infantis” da franquia – porém interessante e ótimo para vender brinquedos – a arma era basicamente um híbrido entre um Sabre de Luz e um blaster, podendo disparar focos de energia que incapacitavam o alvo, mas que não chegavam a ser letais.

Mais tarde, após Darth Vader destruir sua arma e com o amadurecimento de Bridger, o personagem criou um novo Sabre de Luz, mais básico e focado, e que no futuro foi parar nas mãos de Sabine Wren.

  • Sabre Giratório (Inquisidores)
The Grand Inquisitor's Lightsaber | StarWars.com

Sabre dos Inquisidores em “Obi-Wan Kenobi” (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Talvez um dos designs mais legais e surreais inventados na franquia, os Sabres Giratórios foram utilizados pelos Inquisidores Imperiais e apareceram pela primeira vez na série animada “Star Wars Rebels”.

Os Inquisidores combinavam diversos estilos ao utilizar essa arma, lutando com lâmina única, dupla, ou as fazendo girar. É claro que isso apresentou uma capacidade curiosa, para dizer o mínimo: Seus usuários podiam usar o movimento circular das lâminas para voar.

Os Sabres Giratórios também apareceram no jogo “Jedi: Fallen Order” (2019) e tiveram sua estreia em live-action na série “Obi-Wan Kenobi” (2022) e em “Ahsoka” (2023) – onde, infelizmente, não tivemos a oportunidade de vê-los servindo como forma de voo.

  • Sabre Negro 
The Mandalorian: Why Is The Darksaber So Special?

Din Djarin utiliza o Sabre Negro (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Talvez o Sabre de Luz com mais misticismo envolvido e com maior importância na franquia, principalmente no cânone atual, o Sabre Negro foi construído por Tarre Vizsla, o primeiro mandaloriano a se tornar um Jedi.

Após a morte de Vizsla, a Ordem Jedi guardou seu Sabre no Templo até que guerreiros mandalorianos invadiram e o reivindicaram, passando a utilizar a arma como símbolo para unificar seu povo e derrotar seus inimigos. Com isso, criou-se toda uma mística que dizia que aquele que empunhasse o Sabre Negro teria o poder e o direito de governar Mandalore, mas sendo necessário conquistá-lo em combate.

Tal Sabre já passou pela mão de vários personagens, tendo pertencido a Pre Vizsla, Maul, Sabine Wren, Moff Gideon, Din Djarin e atualmente está nas mãos de Bo-Katan Kryze, a líder de Mandalore.

  • Chicote de Luz (Vernestra Rwoh)
Star Wars: The Acolyte's Lightwhip Explained

Chicote de Luz de Vernestra Rwoh (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Mesmo não sendo uma novidade para quem acompanhou o antigo Legends e para quem conhece os livros e quadrinhos da Alta República, o Chicote de Luz utilizado por Vernestra Rwoh foi um dos pontos mais interessantes no 6° episódio de “The Acolyte” (2024), onde tivemos a chance de vê-lo pela primeira vez em ação em live-action.

Nos quadrinhos da Alta República é revelado que Vernestra montou seu Sabre após ter uma visão do curioso design durante um sonho. Além disso, o aspecto mais interessante da arma é que é possível alternar entre o “modo chicote” e o “modo sabre”, abrindo um leque infinito de possibilidades para vermos coreografias de luta bem criativas envolvendo o famoso Chicote de Luz.

  • Sabre “Guarda-Chuva” (Kouru)
The Lightsaber Umbrella In Star Wars: Visions Explained

Sabre “Guarda-Chuva” de “Star Wars: Visions” (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Um estilo de Sabre que com certeza podemos dizer ser o único visto na franquia, o Sabre “Guarda-Chuva” foi apresentado no primeiro episódio da série animada “Star Wars: Visions”. Não pertencente ao cânone, as histórias e os personagens vistos na série são reimaginações da franquia “Star Wars” feitas por estúdios de animação ao redor do mundo.

No episódio “O Duelo” conhecemos a portadora deste Sabre: uma Sith conhecida como Kouru, que pode utilizá-lo das mais diversas formas para defesa e ataque, além da possibilidade de girá-lo de forma parecida com as armas dos Inquisidores. Durante uma batalha no episódio, também é revelado que Kouru pode retirar a parte de cima, que se assemelha a um guarda-chuva, transformando o design em um Sabre Clássico.

Leia mais: Darth Jar Jar, filme da Rey e mais: As próximas produções de “Star Wars” após “The Acolyte”

1 menção

  1. […] Leia mais: Chicote de Luz, Sabre “Guarda-Chuva” e mais: Os Sabres de Luz mais únicos da franquia S… […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.