Há muito tempo atrás, nessa mesma galáxia, a Sony Online Entertainment (SOE) foi responsável pelo primeiro RPG online de Star Wars, o saudoso Star Wars Galaxies (SWG). Este MMORPG, lançado em Junho de 2003, arregimentou fãs e deixou saudades quando foi fechado em 2011 para dar lugar ao Star Wars The Old Republic (SWTOR), o MMORPG da EA/BioWare que hoje está liberado para jogar de graça (ou quase). Alguns vão dizer que o SWG morreu antes disso, quando a SOE, visando um mercado maior de jogadores, implementou mudanças radicais na jogabilidade – a chamada New Game Experience (NGE) – que transformaram o jogo e afastaram os antigos fãs, reduzindo o interesse e culminando no cancelamento da licença da Sony.
No final de Janeiro, o presidente da Sony Online Entertainment (SOE), John Smedley, que abriu um tópico para responder a qualquer perguntas dos fãs no conhecido fórum Reddit , deu a entender que a SOE se arrepende da NGE e aprendeu com os erros do passado.
A pergunta dizia: “Se você pudesse relançar um título cancelado, qual você escolheria e o que faria diferente dessa vez?”.
Smedley respondeu de forma entusiasmada: “SWG. Eu faria tudo diferente. JOGADORES DE SWG – NOSSO PRÓXIMO JOGO (ainda não anunciado) É DEDICADO A VOCÊS. Assim que lançarmos, vocês poderão voltar para casa.”
Esta resposta iniciou uma enxurrada de especulações dos fãs e imprensa especializada. Embora o SWTOR não tenha feito o sucesso que se esperava, a SOE segue sem os direitos de publicar um novo MMORPG de Star Wars. Mas isso também significa criar um novo jogo, com todas as possibilidades que o SWG oferecia e sem as amarras criativas que a licença de Star Wars impunha. Assim como a BioWare fez com o Mass Effect, a Sony pode experimentar um grande sucesso nesta ação.
Para os fãs de Star Wars e dos jogos MMORPG, esse anúncio pode significar um empurrão para mudanças no SWTOR, se a EA perceber a ameaça e agir rápido. Ficaremos na expectativa para descobrir como esse novo MMORPG da SOE agradará os fãs!