Nós, fãs de Star Wars, as vezes imaginamos como seria viver naquela galáxia tão distante, viajar pelo hiperespaço e, por que não, tomar parte do conflito entre a benevolente república e os maléficos Sith. Estes temas são comuns a todas as abordagens da saga, não importa a mídia, compondo o sentimento único que a obra de George Lucas nos oferece. Até pouco tempo, entretanto, esta imersão só existia em nossas mentes, como sonhos distantes que nunca poderiam ser vivenciados. Mas a tecnologia tem alterado as mídias e, hoje, temos jogos interativos que, embora conservem seu conceito primordial, podem ser encarados como algo diferente. Testemunhamos o nascimento de uma nova mídia, que conta uma história através da interatividade e do desafio, conquistando cada vez mais seu lugar no mercado e nos corações dos jogadores.
É com essa premissa que vamos iniciar, aqui no Jedicenter, o “Squad Break” – uma coulna semanal para observar, sob o foco de quem acompanha a saga, esse desenvolvimento. Veremos, juntos, o desenvolvimento da indústria de jogos, falar sobre as tendências e como esta nova mídia contribui para contar mais desta saga. Faça uma pausa no trabalho e junte-se a nós nesta viagem!
E, para começar, escolhemos o último jogo lançado para a franquia, o Star Wars The Old Republic!
O SWTOR (como é conhecido pelos jogadores e aficionados) é um MMORPG com proposta diferente. Ele aproveita a ambientação estabelecida pela saga para falar sobre o desenvolvimento do personagem do jogador, ao invés do foco na história geral do ambiente – muito comum em jogos de multiplayer massivos. Essa proposta, conhecida como story-driven (“voltado para a história”, numa tradução livre), proporciona uma experiência de imersão onde a história pessoal de cada jogador faz diferença para a galáxia.
O enredo principal do jogo se estabelece em capítulos, que são diferentes para cada classe de personagens (falaremos sobre as classes em outra oportunidade). O jogador vai se envolvendo na trama pelos capítulos, ao mesmo tempo em que se aventura junto com outros jogadores em missões menores, que ajudam no desenvolvimento do personagem e na imersão. Com esse foco, os desafios deixam de ser baseados apenas nas estatísticas dos personagens, sendo definidos pelas suas escolhas morais, apoiadas por suas personalidades e crenças. Esta visão maniqueísta é uma das características mais marcantes de Star Wars, e sua presença no SWTOR foi um grande acerto. Percorrer o caminho mais fácil pode levar ao lado Negro, enquanto trilhar a retidão da Luz pode ser uma escolha sofrida. Estas decisões se apresentarão a todo momento, influenciando na história única de cada jogador.
Alguns fãs das trilogias cinematográficas podem não estar habituados com a ambientação do SWTOR. A história se passa há 3.600 anos antes da batalha de Yavin, num tempo em que a Velha República está em trégua com o Império Sith. Este período de trégua aconteceu logo que os Sith, desaparecidos, retornam depois de 300 anos com força total, para reclamar o governo da galáxia. O primeiro ataque ocorreu em Korriban, o planeta de origem dos Sith, e pode ser visto num dos videos de cinematics do jogo. É possível ver no youtube um vídeo que junta este com mais dois cinematics do jogo, que apresentam a história e definem as facções em conflito:
Em Korriban, vemos um contrabandista detido numa estação militar da república, quando o ataque Sith se inicia. São apresentados dois personagens importantes para o jogo, a Mestra Jedi Satele Shan e o Lorde Sith Darth Malgus que, ainda aprendizes, se confrontam pela primeira vez. A segunda parte mostra a batalha de Alderaan, alguns anos depois do assalto a Korriban, trazendo alguns personagens de volta mais experientes. A terceira parte, finalmente, conta como o Templo Jedi em Coruscant foi atacado pelos Sith, evento que determinou a negociação da trégua com os Sith para evitar que novos eventos como esse afetassem a população civil do Anel Interior e a transferência do Templo Jedi para Tython, berço da ordem Jedi.
Mas atenção: Estes cinematics não são da jogabilidade. São animações computadorizadas feitas especialmente para introduzir a ambientação. O jogo foi feito com um estilo mais parecido ao usado em Clone Wars, mas menos caricato. Embora essa escolha tenha sido muito acertada, mantendo a exigência gráfica baixa mas com efeitos bem interessantes e bonitos, esses cinematics confundem o público menos experiente, que pode achar que estes são os gráficos que encontrarão no jogo. Infelizmente, ainda não foi dessa vez.
E como jogar o SWTOR em terras tupiniquins? Bom, para nós que estamos além do Anel Exterior, existem algumas opções para jogar. Se você não quiser recorrer a contrabandistas em Anchorhead, a Amazon está vendendo o jogo por R$19,99! O problema é o frete, eles só mandam por courrier, incluindo as taxas (a Amazon exige um adiantamento das taxas para garantir a entrega, reembolsando o que não for pago na alfandega). O frete está salgado, US$ 36,98. Somando com o valor do jogo mais taxa, temos US$ 111,16!
Escolhendo o plano de assinatura de 6 meses (US$ 12,00/mês), o desembolso inicial é de US$ 183,16, ou seja, cerca de R$ 61,00 por mês, nos primeiros seis meses. Depois disso, é só pagar a mensalidade com um cartão de crédito internacional, R$ 24,00 para os seis meses seguintes e daí pra frente. Parece caro, mas está muito mais em conta que o preço do lançamento, há seis meses atrás. E estamos falando de mais de 100 horas de jogo, num dos melhores e mais modernos MMORPGs lançados. Sem falar que é o único MMORPG ambientado em Star Wars!
Na próxima semana vamos continuar falando sobre o SWTOR, então preparem-se para conhecer mais sobre as facções e as opções para criar personagens! Aproveitem o espaço dos comentários para dizer o que estão achando do jogo ou tirar suas dúvidas! E não esqueçam de curtir o Jedi Center no Facebook!
Informações Úteis
Título: Star Wars The Old Republic
Gênero: MMORPG
Data de Lançamento: 20/12/2012
Preço: US$ 19,99
Mensalidade: US$ 14,99/mês; US$ 41,97/3 meses; US$ 77,94/6 meses
Site Oficial: www.swtor.com
Desenvolvedor: BioWare e LucasArts