
Pôster de “The Acolyte” (Imagem: Divulgação/Lucasfilm)
Com a promessa de mostrar mais da ascensão do Lado Sombrio na galáxia e se passando cerca de 100 anos antes dos eventos de “A Ameaça Fantasma” (1999), a série “The Acolyte” foi cancelada após sua primeira temporada. Apesar da notícia vir de múltiplas fontes como Deadline e The Hollywood Reporter, a Lucasfilm ainda não se pronunciou oficialmente.
A showrunner Leslye Headland já havia apresentado ideias para uma nova temporada e aguardava por uma renovação. Surpresa ou não para os fãs, o finale prometeu mostrar mais sobre Darth Plagueis e contar a história de Qimir, que ficou em aberto durante a primeira temporada, mas parece que esses conceitos não verão a luz do dia tão cedo e talvez só tenhamos a oportunidade de vê-los em outras mídias.

Aparição de Darth Plagueis em “The Acolyte” (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)
A produção foi a maior estreia de 2024 no Disney+, gerando cerca de 4.8 milhões de visualizações em seus dois primeiros episódios, mas perdeu força durante sua exibição, ficando fora do Top 10 do streaming em sua terceira semana e só retornando à lista durante o episódio final. “The Acolyte” também apresentou uma boa média de críticas positivas em sites agregadores, como o Rotten Tomatoes, totalizando 78% da crítica especializada, contudo, foi notável a divisão que a série causou em meio aos espectadores.
Leia mais: Darth Jar Jar, filme da Rey e mais: As próximas produções de “Star Wars” após “The Acolyte”
Tal decisão é reflexo direto do retorno de Bob Iger à presidência da Disney, agora que o novo norte da empresa é focar apenas em produções que apresentem mais garantia de sucesso. Com a Marvel já passando por reformulações, é esperado que o mesmo aconteça com a Lucasfilm, que deve focar mais na qualidade do que quantidade nos próximos anos, além de diminuir gastos de produção. De acordo com o IMDB, a série custou cerca de $180 milhões de dólares para ser produzida, orçamento considerado alto, já que é a média para filmes blockbusters de cinema.
Estrelada por Amandla Stenberg (“Jogos Vorazes”), “The Acolyte” acompanha a investigação de uma onda de crimes contra os Jedi durante o final da era da Alta República. O elenco também conta com Lee Jung-jae (“Round 6”), Carrie-Anne Moss (“Matrix”), Dafne Keen (“Deadpool & Wolverine”) e Manny Jacinto (“The Good Place”). A série já está disponível no Disney+ e você pode conferir o trailer a seguir: