O game inspirado em Star Wars que estava sendo produzido pela Visceral, um dos principais estúdios da EA que foi fechado recentemente, teria foco em um grupo de “malandros galáticos”, algo com ênfase no humor.
De acordo com uma reportagem do site Kotaku sobre a produção e o eventual cancelamento do game, que ainda não tinha recebido um título oficial, o protagonista da história seria Dodger, um personagem inspirado em Han Solo envolvido com famílias criminosas, ladrões e todo tipo de escória.
O game de ação seria em terceira pessoa e fariam parte do time do personagem principal outros três personagens: Robie, Oona e Buck — que seria como um líder para o grupo de criminosos. O co-roteirista Todd Stashwick revelou recentemente que a história se passaria entre Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca, dando ênfase ao impacto que a destruição de Alderaan teve no resto do universo.
Uma das preocupações dos executivos da EA seria a de que o gameplay precisava ser diferente do de Uncharted, da Naughty Dog. Diz a reportagem que, durante a jornada, o jogador poderia controlar todos os membros da equipe e se aproveitar da sabotagem para vencer os inimigos sem necessariamente matá-los.
Dependo das ações dos jogadores, os stormtroopers teriam reações emocionais diferentes à aparição de cada personagem do jogo. Alguns deles sentiriam medo, outros ficariam confusos e assim por diante.
A reportagem sugere também que a EA exigiu que um modo multiplayer fosse acrescentado ao game e isso era prioridade. A ideia seria criar batalhas no espaço que funcionassem como as batalhas de navio de Assassin’s Creed IV Black Flag.
Os produtores disseram que não tinham interesse em trabalhar com elementos tradicionais de Star Wars, como os Jedi, Sabres-de-Luz e a Força, decisão que também não agradou a distribuidora. O personagem principal, Dodger, não se encaixava em nada do que os executivos desejavam.
“Nós não tínhamos um ambiente sequer em que Dodger poderia existir… Como você constrói um sistema se você não sabe como será a área [em que o game vai se passar]”, disse uma fonte ao Kotaku.
Como o projeto estava progredindo lentamente, a EA decidiu levá-lo para o estúdio de Vancouver, onde os desenvolvedores trabalhariam em uma versão com foco distinto do anterior.
Embora tenha tido progresso em 2017 e até algumas demonstrações envolvendo uma perseguição a um AT-ST, um tiroteio em Tatooine e uma investigação no palácio de Jabba tenham sido lançadas, o excesso de similaridades com Uncharted e a falta de elementos inovadores no gameplay levaram ao cancelamento.
“Sempre consideramos todas as opções quando estamos trabalhando uma ideia e fizemos muito disso neste projeto. Demos suporte ao time, seu processo criativo e tentamos muitas coisas”, disse Patrick Soderlund, presidente executivo da EA ao Kotaku. “No entanto, em alguns momentos, você precisa ser honesto consigo mesmo e perceber que não será possível chegar onde quer”.