Morreu na última segunda-feira (09) James Earl Jones, conhecido por dar voz a Darth Vader na saga “Star Wars”, aos 93 anos. A informação foi confirmada por seus representantes, que em nota afirmaram que o ator faleceu em sua casa em Nova York. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Enquanto David Prowse era o ator por debaixo da armadura de Vader, Jones foi responsável por emprestar sua voz ao personagem, imortalizando sua presença na saga nos últimos 40 anos, onde participou tanto dos filmes principais da franquia, quanto de spin-offs como “Rogue One” (2016) e animações como “Rebels”. Foi graças à sua potente voz que “I am your father” se tornou uma das frases mais famosas não só de “Star Wars”, mas também de toda a cultura pop.
O último projeto em que o ator deu voz ao icônico vilão foi na série “Obi-Wan Kenobi”, lançada em 2022 no Disney+.
James Earl Jones foi um dos poucos artistas vencedores do EGOT, já tendo ganhado o Emmy, o Grammy, o Oscar e o Tony, as principais premiações da indústria do entretenimento norte-americana. Entre outros papéis, Jones também foi responsável por dar voz a Mufasa, o pai de Simba, tanto na animação quanto no live-action de “O Rei Leão”, e participou de produções como “The Big Bang Theory” e “A Grande Esperança Branca” (1971).
Leia mais: John Williams: Lendário compositor ganhará documentário